Exposição coletiva "Laboratório do Atlântico" no LAC – Laboratório de Actividades Criativas em Lagos

A exposição coletiva reúne artistas ligados a São Tomé e Príncipe, incluindo Eduardo Malé e René Tavares

A exposição Laboratório do Atlântico está patente no LAC – Laboratório de Actividades Criativas, em Lagos, até 25 de julho de 2026. Com curadoria de João Carlos Silva e Ricardo Barbosa Vicente, a mostra reúne artistas cujas práticas se relacionam com São Tomé e Príncipe enquanto território de criação, memória e reflexão crítica, explorando histórias de circulação, trabalho, identidade e resistência no contexto atlântico.

 

Entre os artistas participantes encontram-se Eduardo Malé, Amadeo Carvalho, o coletivo Vês Três (Ana Malta, Madalena Pequito e Maria Matias) e René Tavares, entre outros criadores cuja prática se desenvolve em estreito diálogo com o arquipélago, as suas paisagens e as suas histórias atlânticas. Através da pintura, fotografia, instalação, instalação sonora, desenho e vídeo, a exposição propõe o Atlântico como um espaço de encontro, intercâmbio e transformação cultural.

 

Ao reunir diferentes perspetivas artísticas moldadas por São Tomé e Príncipe, Laboratório do Atlântico celebra a riqueza do património cultural do arquipélago, promovendo simultaneamente novas reflexões em torno da prática artística contemporânea, da memória coletiva e das narrativas transnacionais no universo lusófono.

26 Junho 2026
de 21